Lula e Haddad devem se reunir para discutir indicação ao Banco Central

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira que deve conversar nesta semana com o presidente Lula sobre a sucessão no comando do Banco Central.

Haddad evitou comentar sobre o nome da futura indicação para presidir o BC. “O presidente Lula é quem decide. A decisão é dele”, afirmou ao ser questionado sobre a possibilidade de Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do BC, ser indicado pelo presidente.

A expectativa é que Lula indique o substituto de Roberto Campos Neto já nas próximas semanas, conforme adiantou o ministro na última semana.

Além disso, o Haddad afirmou que deve se informar com Lula sobre o teor da reunião do mandatário com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Assim como acontece com os ministros do Supremo Tribunal Federal, o indicado para a autarquia precisa ser aprovado pelo Senado. O mandato do atual chefe da autoridade monetária termina em dezembro.

Por isso, a sucessão no BC entrou na pauta das conversas entre Lula e Pacheco. Segundo Pacheco, assim que Lula confirmar sua opção, o Senado apresentará um cronograma e a expectativa de apreciação da indicação.

Em 2019, o Senado aprovou a indicação de Campos Neto com 55 votos favoráveis e seis contrários.

Artigo Anterior

Procurador-Geral da República afirma que não há indícios de comportamento correto de Daniel Silveira para promoção de regime prisional

Próximo Artigo

Áudio revela Marçal se oferecendo para trabalhar com quadrilha de golpistas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!