Lula diz a Moraes que a vitória dele é a vitória da democracia brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou na noite desta sexta-feira (12), durante o lançamento do canal SBT News, a iniciativa do governo dos Estados Unidos de retirar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua mulher, Viviane Barci de Moraes, da lista de pessoas que receberam sanções relacionadas à Lei Magnitsky.

“Sua vitória é a vitória da democracia”, disse o presidente ao ministro que se encontrava na solenidade.

Em referência aos 95 anos de Silvio Santos, fundador do grupo, e também do aniversário de Moraes, Lula disse que ele recebeu um presente de Donald Trump, que entendeu não ser justo um presidente de um outro país punir o ministro da Suprema Corte brasileira por cumprir com a Constituição.

Leia mais: EUA suspendem sanção a Moraes e esposa; bolsonarismo tem mais uma derrota

“Na conversa que tive com Trump na semana passada, Alexandre, ele perguntou: ‘É bom para você’? Eu falei: ‘Não é bom para mim. É bom para o Brasil e é bom para a democracia brasileira’. Aqui, você não está tratando de amigo para amigo. Você está tratando de nação para nação. E a Suprema Corte para nós é uma coisa muito importante, Trump”, revela.

O presidente disse que se sentiu feliz, mas lembra que ainda tem autoridades sob o efeito da lei. “Não é possível admitir que o presidente de um país possa punir com as leis dele autoridades de outro país”, diz.

Moraes lembrou que numa reunião com Lula para discutir o assunto pediu ao presidente para que não ingressasse com ações nos Estados Unidos contra as sanções, pois a verdade prevaleceria.

“Nós podemos dizer com satisfação, com humildade, mas com satisfação, que foi uma tripla vitória. A vitória do Judiciário Brasileiro. Judiciário Brasileiro que não se vergou a ameaças, e coações, e não se vergará e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão da soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”, disse o ministro do STF.

 O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou na solenidade que não tem liberdade de expressão sem democracia.

“Hoje se fortalece a democracia com esse novo canal. Aliás, um canal voltado ao jornalismo, à economia, política e levando informação. Ganha a sociedade brasileira. Vitor Hugo dizia que o diâmetro da imprensa é o diâmetro da civilização”, afirma.

Artigo Anterior

Por idolatria aos EUA, Kosovo aceita migrantes expulsos por Trump

Próximo Artigo

Alexandre de Moraes se manifesta sobre retirada de sanções dos EUA: “A verdade prevaleceu”

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!