Lula discutirá com Pacheco candidatos para substituir Campos Neto à frente do Banco Central

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Imagem: Reprodução.

O presidente Lula (PT) planeja discutir os nomes para a presidência e diretorias do Banco Central com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após a votação das pautas econômicas em andamento. Como afirmaram pessoas próximas ao presidente, concluir as votações na Casa são uma das prioridades do governo.

De acordo com a Folha de S.Paulo, os políticos estão evitando definir um prazo, mas acreditam que a escolha formal para o comando do Banco Central pode ocorrer durante um esforço concentrado do Senado em setembro, junto com outras indicações do Planalto que devem ser votadas na época.

O projeto que permite a renegociação das dívidas dos estados com a União, de interesse do presidente Pacheco, e o que moderniza as regras de concursos já foram aprovados na última quarta-feira (14). Agora, o foco é a aprovação do projeto que desonera a folha de pagamento de empresas de 17 setores, essencial para atingir a meta de déficit zero este ano.

Duas medidas relacionadas, que facilitam o resgate de precatórios e depósitos judiciais abandonados, podem gerar entre R$ 15 bilhões e R$ 20 bilhões em receitas para o governo, ajudando a cumprir essa meta fiscal. A proposta deveria ter sido votado nesta semana, como ainda conta o veículo, mas sem acordo sobre o aumento de tributação no JCP (Juros sobre Capital Próprio), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), pediu adiamento para a próxima semana.

Vencida essa etapa, aliados de Lula acreditam que iniciará o diálogo em torno dos indicados para o Banco Central –em especial, o nome do futuro presidente da autoridade monetária.

Novo Caminho,
Siga nossa nova conta no X,
Participe de nosso canal no WhatsApp,
Entre em nosso canal no Telegram,
Artigo Anterior

No dia de domingo, Silvio Santos será enterrado com cerimônia religiosa judaica

Próximo Artigo

Conheça as regras essenciais para o que é permitido e proibido levar à prova do CNU este domingo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!