Lula deve assinar decreto para regularizar funcionamento de clube de tiro próximo a escola

O presidente Lula (PT) deve editar um decreto sobre acesso a armas até a próxima semana, informou o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), nesta terça-feira 27.

A norma permitirá que clubes de tiro já instalados próximos a creches e escolas continuem funcionando. No entanto, novos clubes não poderão ficar a menos de 1 km das instituições de ensino.

O Planalto também concordou em tirar a exigência das armas dos colecionadores passarem pela avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O entendimento é que o Iphan não tem estrutura para fazer essa tipo de fiscalização.

Há pontos que ainda vão passar pelo diálogo dos congressistas com o governo até a publicação do decreto.

Essa alteração envolveu um acordo costurado por Wagner com os líderes partidários após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), incluir na pauta desta semana um projeto que derrubava regras estabelecidas por Lula no ano passado para restringir o acesso às armas. Com o arranjo, o texto saiu de pauta.

Os senadores argumentavam que não é possível mexer com um “direito adquirido”, no caso dos clubes que já funcionam perto das instituições de ensino.

Além de permitir as unidades nas proximidades das escolas, o projeto também retirava restrições ao acesso a armas de pressão por ação de gás comprimido, reduzia o treinamento para atiradores (no caso do tiro desportivo) e liberava o acesso a armamento hoje apenas autorizado para as Forças Armadas.

Artigo Anterior

Boulos obtém decisão favorável em ação contra Marçal, após juízes considerarem alegações sem fundamento na disputa eleitoral

Próximo Artigo

Comissão da Câmara aprovou projeto que estabelece uso de dispositivo eletrônico de monitoramento para menores infratores

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!