O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em um vídeo publicado nas redes sociais ao lado dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e Rui Costa, da Casa Civil.
Ao lado do atual diretor de Política Monetária do BC, Lula destacou a sua convicção de que “a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras”.
“O Brasil é guiado por instituições fortes e independentes que trabalham em harmonia para avançar com responsabilidade”, disse Lula, ressaltando que Galípolo vai assumir a presidência do BC “por uma relação de confiança minha e de toda equipe do governo”.
Autonomia garantida
Ao mesmo tempo, Lula enfatizou que o governo federal não vai interferir na gestão da autarquia federal, que possui total autonomia de gestão desde 2021.
“(Gabriel Galípolo) será, certamente, o mais importante presidente do Banco Central que esse país já teve porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve”, afirma Lula, afirmando que ele “vai dar uma lição de como é que se governa o Banco Central com a verdadeira autonomia”.
“Por isso, eu quero te desejar boa sorte, que Deus te abençoe e eu quero que você saiba que jamais, jamais haverá, da parte da presidência, qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central”, pontuou.
Veja abaixo o vídeo onde o presidente Lula apresenta Gabriel Galípolo como o futuro presidente do Banco Central.