O presidente Lula (PT) desembarcou na tarde desta quarta-feira (7) em Moscou, na Rússia, Moscou, onde representará o Brasil nas celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista – marco do fim da Segunda Guerra Mundial. O chamado Dia da Vitória, celebrado em 9 de maio, contará com o tradicional desfile militar na Praça Vermelha.

Além de prestigiar a solenidade, Lula terá reuniões bilaterais com o presidente russo, Vladimir Putin, e com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. A agenda inclui temas estratégicos, como o conflito na Ucrânia e o fortalecimento do comércio bilateral.

O Brasil é um país que busca a paz, que tem diálogo com a Rússia em vários assuntos. Temos uma relação comercial importante, sobretudo na área do agronegócio, e queremos equilibrar nossa balança comercial”, afirmou o embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, em entrevista no Palácio Itamaraty.

Rumo à China

Após a passagem pela Rússia, Lula segue para Pequim, onde participará do IV Fórum China-CELAC, nos dias 12 e 13 de maio. O encontro tem como objetivo aprofundar os laços entre a China e os países latino-americanos e caribenhos, em um momento de crescente tensão comercial com os Estados Unidos, acirrada pelas tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

A CELAC é o único organismo que reúne os 33 países em desenvolvimento da América Latina e do Caribe. O presidente Lula sempre atribuiu grande importância à integração regional”, destacou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty.

Durante a visita à capital chinesa, Lula terá uma reunião bilateral com o presidente Xi Jinping. A expectativa é a assinatura de uma série de acordos voltados ao desenvolvimento sustentável, à transferência de tecnologia, à infraestrutura e fortalecimento do comércio entre as duas nações. A visita ocorre poucos meses após Xi ter estado no Brasil, em novembro de 2024.

Comitiva brasileira

A comitiva presidencial é composta por ministros e parlamentares, entre eles o chanceler Mauro Vieira (Relações Exteriores), o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), o assessor especial Celso Amorim, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), e o vice-presidente da Câmara, deputado Elmar Nascimento (União-BA). A primeira-dama, Janja da Silva, já se encontra na Rússia, a convite do governo local.

Vale ressaltar ainda que a visita de Lula à Rússia e à China, países integrantes do BRICS, reforça a estratégia do governo brasileiro de fortalecer uma política externa soberana e multilateral.

Com informações do Planalto.

Acompanhe as últimas notícias:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/05/2025