Lula demite Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres; Márcia Lopes deve assumir

Cida Gonçalves, atual ministra das Mulheres (à esquerda); e Márcia Lopes, que deve assumir o ministério – Marcelo Camargo/Agência Brasil-Reprodução PT

Fontes do Palácio do Planalto confirmaram com exclusividade ao Brasil de Fato que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou à ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que ela deixará o cargo nos próximos dias para, em seu lugar, assumir a ex-ministra do Desenvolvimento Social (2010-2011), Márcia Lopes.

A reportagem confirmou que Lopes recebeu o convite e aceitou. Já na próxima segunda-feira (5), ela deve ir a Brasília para uma conversa com o presidente e assinatura do termo de posse.

Dessa forma, o chefe do Executivo dá continuidade à reforma ministerial iniciada no começo do ano. Ainda não se sabe quando será feita a exoneração e nomeação da nova ministra. Fontes próximas a Gonçalves afirmam que ela saiu da audiência com o presidente bastante abalada. Ela é próxima da primeira-dama, Janja Silva.

A mudança no Ministério das Mulheres será a quinta troca na Esplanada. A última delas, ocorrida nesta mesma sexta-feira (2), quando o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, decidiu deixar o governo, em meio ao desgaste gerado pela Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de descontos ilegais e desvios de recursos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

Em janeiro, a primeira troca ocorreu na Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), quando Lula substituiu o então ministro, Paulo Pimenta (PT), pelo atual chefe da pasta, Sidônio Palmeira. No mês seguinte, o presidente demitiu a então ministra da Saúde, Nísia Trindade, que foi substituída por Alexandre Padilha (PT). Na época, a saída de Padilha da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) abriu lugar para a entrada de Gleisi Hoffmann (PT) na pasta.

No início do mês de abril, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), pediu demissão do cargo, após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostos desvios em emendas parlamentares quando era deputado federal. O engenheiro civil Frederico de Siqueira Filho, próximo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), assumiu o cargo.

Quem é Márcia Lopes?

Márcia Lopes é natural de Londrina (PR) e foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social quando a pasta era chefiada pelo ex-ministro Patrus Ananias. Assumiu o cargo em 2010, quando Ananias deixou o ministério para se candidatar a deputado federal nas eleições daquele ano.

Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social. Foto: Reprodução PT

A ex-ministra é assistente social e irmã do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência dos governos Lula e Dilma, Gilberto de Carvalho. Ela está filiada ao PT desde 1982 e já vinha sendo cotada para assumir um cargo no governo.

Originalmente publicado por Brasil de Fato

 Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

CIA lança ‘isca digital’ para atrair traidores na China

Próximo Artigo

Conheça sintomas da doença que matou atriz mirim Millena Brandão, de 11 anos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!