Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, presidente Lula defende a soberania nacional e destaca crescimento econômico e geração de empregos

Em pronunciamento que foi ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de sábado (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de defender a soberania nacional e frisou a importância da união dos brasileiros em um momento de ataques contra o País. O discurso ocorreu em alusão ao Dia da Independência, comemorado neste 7 de setembro.

“Querido povo brasileiro, amanhã, 7 de setembro, é dia de celebrarmos a Independência do Brasil. É uma boa hora para a gente falar de soberania. O 7 de setembro representa o momento em que deixamos de ser colônia e passamos a conquistar nossa independência, nossa liberdade e nossa soberania. Na época da colonização, nosso ouro, nossas madeiras, nossas pedras preciosas, nada disso pertencia ao povo brasileiro. Toda nossa riqueza ia embora do Brasil para ajudar a enriquecer outros países”, afirmou o presidente.

Lula lamentou o papel dos traidores da Pátria, que atuam no exterior para prejudicar o próprio país. “Mais de 200 anos se passaram e nós nos tornamos soberanos. Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém… O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro. Por isso, defendemos nossas riquezas, nosso meio ambiente, nossas instituições. Defendemos nossa democracia e resistiremos a qualquer um que tente golpeá-la. É inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil. Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará”, destacou o presidente.

Fora do Mapa da Fome

O chefe do Executivo ressaltou uma das conquistas mais importantes dos últimos anos: o fim da fome no país. A Organização das Nações Unidas (ONU) retirou o país do Mapa da Fome, o que representa melhoria na alimentação e na qualidade de vida de milhões de brasileiros.

“Minhas amigas e meus amigos, um país soberano é um país fora do Mapa da Fome, que zera o Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil enquanto taxa os super-ricos que hoje não pagam quase nada. Que cresce acima da média mundial e registra menor índice de desemprego de todos os tempos. Um país com a coragem de fazer a maior operação contra o crime organizado da história, sem se importar com o tamanho da conta bancária dos criminosos. Este país soberano e independente se chama Brasil”, destacou Lula.

O presidente Lula afirmou que não vamos abrir mão do PIX,  destacou a importância de impedir a propagação de fake news pelas redes digitais  e citou a redução no combate ao desmatamento e a realização da COP 30 em Belém.

“Cuidamos como ninguém do nosso meio ambiente. Reduzimos pela metade o desmatamento na Amazônia, que, em novembro, vai sediar a Cop 30, maior conferência mundial sobre o clima. Defendemos o PIX de qualquer tentativa de privatização. O PIX é do Brasil. É público, é gratuito e vai continuar assim. Reconhecemos a importância das redes digitais. Elas oferecem informação, conhecimento, trabalho e diversão para milhões de brasileiros, mas não estão acima da lei. As redes digitais não podem continuar sendo usadas para espalhar fake news e discurso de ódio. Não podem dar espaço à prática de crimes como golpes financeiros, exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivo ao racismo e à violência contra as mulheres”, completou.

Do PT nacional

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/09/2025