Lula critica golpistas “travestidos de políticos” e defende “enfrentar as fake news”

O presidente Lula durante cerimônia que sancionou a primeira lei que regulamenta a reforma tributária. Foto: Reprodução

O presidente Lula afirmou que existem golpistas “travestidos de políticos” durante discurso no Palácio do Planalto nesta quinta (16). O mandatário ainda citou o ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília e defendeu que é preciso “enfrentar a mentira”.

“Não temos que ter medo de enfrentar mentira, não temos que ter nenhuma preocupação de enfrentar pessoas travestidas de políticos que na verdade tentaram dar golpe neste país em 8 de janeiro”, afirmou o petista.

A declaração foi dada durante cerimônia que sancionou a primeira lei que regulamenta a reforma tributária, um dia depois de o governo revogar norma da Receita Federal que ampliava a fiscalização de transferências via Pix após uma onda de fake news sobre a medida.

“Não temos que ter medo de enfrentar mentira, fake news, fazer debate, disputa, cada dia, minuto, hora. Porque se a gente perde, o sistema democrático está correndo risco no mundo inteiro, a gente vai voltar uma coisa que não queremos, fascismo, nazismo e a violência e desrespeito a direitos humanos, mulheres, negros e pobres do mundo inteiro”, prosseguiu.

Ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo está tomando “providências criminais” contra os autores das fake news sobre taxação de transferência via Pix, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele afirmou que a AGU (Advocacia-Geral da União) vai responsabilizar os autores das mentiras.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi um dos autores da mentira. Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou que vai entrar com uma ação contra o bolsonarista pelo conteúdo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Banco Central diz que onda de fake news não afetou uso do Pix

Próximo Artigo

Moraes rejeita pedido de ‘kid preto’ para responder na Justiça Militar pela trama golpista

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!