Lula (PT) decretou nesta terça-feira (1) a operação de Garantia de Lei e Ordem (GLO) no Rio de Janeiro pelas Forças Armadas (FAs). O texto valida ações do corpo militar durante os dias 2 e 9 de julho para garantir a segurança da Cúpula dos Brics que acontecerá na cidade.
O exército, a marinha e a aeronautica irão fazer a proteção dos chefes de Estado, Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais dos membros do bloco. Os países convidados incluem, além do Brasil, a África do Sul, China, Índia, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Representantes de países parceiros e com intenções de entrar no grupo, como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão também estarão presentes, e irão receber o mesmo tratamento das FAs.
Alguns pontos estratégicos terão maior foco dessas operações, como o perímetro externo de locais como o Museu de Arte Moderna, a Marina da Glória, o Monumento Estácio de Sá e o Hotel Fairmont Copacabana, além dos hotéis que hospedarão as delegações. Também haverá intervenções nas rotas de deslocamento das comitivas, no Aeroporto Internacional Tom Jobim e nas águas brasileiras de importância para o evento.