Lula autoriza início de processo que pode aplicar reciprocidade contra EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou nesta quinta-feira (28) o início do processo previsto na Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos. A decisão foi tomada em resposta à tarifa de 50% imposta pelo governo Donald Trump sobre produtos brasileiros.

Com aval de Lula, o Itamaraty acionou a Câmara de Comércio Exterior (Camex), que terá até 30 dias para elaborar um relatório técnico sobre a legalidade do acionamento da lei. A análise definirá os próximos passos.

Caso a Camex conclua pela admissibilidade, será instalado um grupo interministerial para discutir eventuais contramedidas. Entre as medidas previstas em lei estão restrições no comércio de bens, serviços e propriedade intelectual.

O governo brasileiro comunicará oficialmente nesta sexta-feira (29) a abertura do processo aos Estados Unidos. Ainda não está definido se o aviso será feito pela embaixada americana em Brasília ou diretamente a Washington.

Segundo integrantes do governo, o comunicado abre espaço para que os EUA se manifestem ao longo do trâmite. O Brasil também poderá manter negociações durante a análise conduzida pela Camex.

A decisão envolveu, além do chanceler Mauro Vieira, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Rui Costa (Casa Civil), que participaram da discussão sobre o acionamento da lei.

De acordo com auxiliares de Lula, a abertura do processo demonstra que o Brasil prepara instrumentos legais para responder às medidas de Trump, mas sem descartar a negociação diplomática. O governo tem repetido que não se recusa ao diálogo, mesmo enquanto estrutura uma possível reação.

Artigo Anterior

Ajudadas por fake news de Nikolas, fintechs tornaram Brasil paraíso fiscal de bandidos, diz MP

Próximo Artigo

Globalização Financeira e Soberania Nacional: Lições para o Brasil, por José Luis Oreiro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!