Mais uma ação do presidente Lula (PT) para enfrentar a guerra comercial imposta pelos Estados Unidos foi anunciada durante encontro com ministros e magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF). O petista deve telefonar para os presidentes dos países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além novos seis membros – Arábia Saudita, EAU, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã).

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, Lula disse que pretende conversar diretamente com os líderes Xi Jinping (China), Vladimir Putin (Rússia), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Narendra Modi (Índia), além do presidente da França, Emmanuel Macron. Trata-se do bloco com países de grande poder político e econômico no mundo (veja os número abaixo).

O Brasil vai discutir formas de apoio caso o presidente norte-americano Donald Trump, intensifique ataques e medidas de pressão contra os países. Além dos Brics, a França também será contactada.

REAÇÃO COORDENADA E SOLIDÁRIA

A intenção é construir uma reação coordenada e solidária entre os países do bloco, atingidos por medidas tarifárias impostas por Trump. Presidente do Brics, Lula deve pautar a questão nas próximas reuniões do grupo e buscar estratégias.

O presidente brasileiro demonstrou otimismo sobre a capacidade do Brasil de fortalecer alianças estratégicas para enfrentar o que chamou de “crise criada por Trump”. Um exemplo são as formas de cooperação econômica entre os países do bloco, que poderiam reduzir a dependência dos mercados americanos e proteger os países-membros de retaliações unilaterais.

POTÊNCIA DOS BRICS EM NÚMEROS (dados do IEA)

>> 48,5% da população mundial
>> 30% do território do planeta
>> 39% do PIB global
>> 24% do comércio internacional
>> 72% das reservas mundiais de terras raras
>> 43,6% da produção mundial de petróleo
>> 36% da produção mundial de gás natural
>> 78,2% da produção mundial de carvão mineral

com informações da Revista Fórum 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/08/2025