Lula anuncia programa de crédito voltado para reformas residenciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (20), que o governo federal deve lançar em breve um programa de crédito para que o cidadão possa reformar sua residência. 

“O cidadão tem o direito de ir ao banco e pegar um crédito, com o juro mais barato possível, porque nem o governo sozinho, nem o prefeito, nem o estadual, dá conta de fazer as casas”, pontuou Lula. 

Durante a participação na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente da República lembrou que o déficit habitacional anos atrás seria de sete milhões de unidades, número que continua o mesmo décadas depois.

“Fazer esse programa é uma necessidade de dar a chance para as pessoas que têm uma casinha [de melhorá-las]”, continuou o chefe de Estado. 

Lula apontou ainda que milhões de brasileiros não têm banheiro em casa. “É uma vergonha o país que é a 8ª economia do mundo ainda ter quatro milhões de pessoas que não têm um banheiro [em casa], além da água [encanada].”

Atendimento especializado

Até o final do ano, o governo deve anunciar ainda outras três políticas públicas ao longo do ano. 

A primeira delas é o Programa Mais Especialista, a fim de reduzir o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a atendimentos com médicos especialistas. 

Apelo

Ao longo do discurso, Lula pediu ainda que todos os representantes do Executivo “aprendam, de uma vez por todas”, a negociarem problemas antes de levá-los ao Poder Judiciário. 

“É importante que a gente tenha claro que as coisas só podem ir para o Judiciário quando a nossa capacidade política for exaurida. Quando a gente se demonstra incapaz de continuar em uma mesa de negociação tentando encontrar uma solução pacífica, porque nem sempre as soluções emanadas de cima para baixo resultam em uma coisa que podem favorecer o prefeito, ou o governo federal, ou os governo estaduais.”

LEIA TAMBÉM:

Artigo Anterior

Miguel Urbán Crespo chega no Brasil no dia 20 de maio para o lançamento de seu livro “Trumpismos: neoliberais e autoritários – radiografia da direita radical”

Próximo Artigo

20 de Maio: Dia da Pedagoga e do Pedagogo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!