O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira 28, novos investimentos na educação, em Minas Gerais, com recursos aos institutos e universidades federais. A agenda contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana.
No caso dos institutos federais foram anunciados um total de 377 milhões, sendo 200 milhões de reais destinados à expansão da rede, com a criação de oito novos IFS e 11,2 mil novas vagas. Serão 177 milhões de reais para a reforma dos campi já existentes, incluindo obras em restaurantes, bibliotecas e salas de aula.
Já para as universidades federais no estado os recursos são da ordem de 711,2 milhões. Desses, 386,9 milhões de reais serão alocados em obras que contemplem as 11 instituições de ensino do estado. Outros 60 milhões de reais deverão ser usados para a expansão da rede de educação superior mineira, tendo sido anunciada, nesse ponto, a pedra fundamental de um novo campus da Universidade Federal de Ouro Preto. Por fim, 264,3 milhões de reais irão para os hospitais universitários. Minas deve ganhar, com esse dinheiro, um novo hospital universitário em Juiz de Fora e poderá retomar as obras do hospital da Universidade Federal de Lavras, assim como a expansão do hospital da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Novos investimentos em energia
O governo federal também fez novos anúncios de investimentos para o setor de energia no estado, elencados, nesse caso, pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Foram anunciados 58 bilhões de reais para um programa de transição energética no estado. Do valor total, 31 bilhões serão usados para geração de energia elétrica renovável; outros 23 bilhões serão usados em linhas de transmissão; e 4 bilhões de reais estão previstos para o setor de biocombustíveis.
Também houve o lançamento do programa integrado Luz Para Todos/Minha Casa Minha Vida. A iniciativa pretende levar energia limpa e renovável às moradias do programa habitacional. Estão previstas, nesse programa, a instalação de placas fotovoltaicas em 500 mil moradias, com investimento total de 3 bilhões de reais em todo o País. Em Minas, onde o anúncio foi feito, serão beneficiadas 16 mil famílias em 40 municípios.
O ministro Alexandre Silveira ainda assinou, em conjunto com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, contratos de 18,2 bilhões de reais em obras para 6.464 km de novas linhas de transmissão e subestações de energia, fruto do leilão realizado em março deste ano. Em Minas Gerais, serão mais de 3,5 bilhões em investimentos em 29 municípios.
No discurso, Silveira alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro:
“O Brasil saiu do cercadinho”, afirmou o ministro. “Não precisamos de negacionismo, de exibicionismo na rede social, Precisamos é de trabalho. Não precisamos de um governo que não entenda as nossas diferenças sociais, de um governo ultraliberal que queira o estado mínimo, nós precisamos do estado necessário para defender os interesses da educação, da saúde, da segurança do desenvolvimento nacional.”