O presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira 24 o engenheiro Frederico Siqueira Filho, o Fred Siqueira, como novo ministro das Comunicações. A decisão se deu após indicação do União Brasil, representado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o ex-ministro Juscelino Filho (União-MA) e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas (União-MA).
A indicação agradou a Lula, que considerou Fred um nome técnico, com ampla experiência na área. Siqueira atuou por 21 anos na Oi, sendo diretor de Relações Institucionais por mais de uma década. Desde 2023, ele comanda a Telebras por indicação do ex-ministro Juscelino Filho.
A escolha de Siqueira ocorre após demissão de Juscelino Filho e recusa de Pedro Lucas em ser o substituto. Na terça-feira 22, o líder do União Brasil na Câmara agradeceu a Lula pela indicação, mas afirmou que irá “contribuir mais com o País e com o próprio governo” na função que exerce na Câmara dos Deputados. “A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil”, disse o deputado em nota.