O presidente Lula (PT) declarou na sexta-feira que seu governo é responsável fiscal e que o País não entrará em colapso, em resposta às críticas de setores do mercado por um ajuste fiscal.

Depois de dias de alta na cotação do dólar, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na última quarta-feira um corte de 25,9 bilhões de reais em despesas obrigatórias no Orçamento de 2025. Segundo ele, Lula ordenou o cumprimento do arcabouço fiscal, regra aprovada no ano passado para substituir o teto de gastos.

“Não adianta tentar criar caso comigo, falar de responsabilidade fiscal, porque se tem uma coisa que aprendi com dona Lindu [a mãe do presidente] foi responsabilidade fiscal. Cuidar do meu pagamento, do meu salário, da minha família. E hoje a minha família é o Brasil”, disse o presidente durante um evento em Osasco, na Grande São Paulo.

“E só vai dar certo se a economia estiver arrumada. Se a gente fizer como aquela pessoa que joga dinheiro fora com o cartão de crédito, a economia vai quebrar. E no meu governo não vai quebrar, porque nós temos responsabilidade de cuidar deste País.”

Na quarta e na quinta-feira, o dólar fechou em queda. Nesta sexta-feira, a moeda americana também opera em baixa – às 12h30, o recuo era de 0,10%, a 5,48 reais.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 05/07/2024