Luizianne propõe salas de atendimento para pessoas com TEA em universidades

Retrospectiva 2024

A deputada Luizianne Lins (PT-CE) apresentou, em 2024, em autoria e coautoria, 41 propostas legislativas. Destaque para o PL 3098/2024, que cria salas de acolhimento sensorial para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas Instituições de Ensino Superior. O PL aguarda parecer da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Luizianne assinala que o número de diagnósticos de TEA cresce a cada dia, mas o número de estudantes atendidos/as pelas políticas de acessibilidade nas IES não reflete a realidade. Por isso, é fundamental estabelecer ações que promovam a construção de vínculos como a busca ativa de estudantes com TEA entre outras ações. “A inclusão é fundamental para promover a igualdade de direitos e oportunidades. A construção de espaços que proporcionam um ambiente seguro, inabalável e confortável nas instituições é uma dessas ações”, afirma.

Outros projetos de sua autoria são o PL 638/2019, que inclui a economia do cuidado – trabalho não remunerado – no sistema de cálculo do PIB. “Quando aprovada, a lei vai tirar milhões de pessoas, em especial mulheres, da invisibilidade”, afirma. Ela acrescenta que A Política Nacional de Cuidados foi instituída como prioridade do governo federal.

Merenda escolar

No Senado, avançou o PL 2205/2022, sobre a melhoria na qualidade da merenda escolar. Os alimentos adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar devem ser entregues pelos fornecedores com prazo de validade superior à metade do período entre suas datas de fabricação e sua data final de validade.

O PL Dandara (7292/2017) voltou a entrar na pauta da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. O projeto qualifica como hediondo o crime de LGBTcídio.

Assessoria de comunicação da deputada Luizianne Lins

Artigo Anterior

Papa nomeia pela primeira vez uma mulher para dirigir um ‘ministério’ no Vaticano

Próximo Artigo

Auto da Compadecida, por Bruno Alcebino da Silva

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!