“Elizabeth Teixeira dedicou sua vida à luta pela justiça social, pela reforma agrária e pela dignidade da classe trabalhadora rural. Destaco também sua luta contra a ditadura civil-militar no Brasil”, afirma Luizianne

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) apresentou requerimento de congratulações (439/2025) em homenagem ao aniversário de 100 anos de Elizabeth Teixeira, militante histórica das lutas camponesas e contra a ditadura civil-militar no Brasil. Ela celebra o seu centenário de vida nesta quinta-feira (13) e será homenageada no Festival da Memória Camponesa. O evento começa hoje (13) e vai até o próximo sábado (15) no município de Sapé, na Paraíba.

Para a deputada, nesse momento em que o filme “Ainda estou aqui” e sua protagonista Eunice Paiva, que luta contra a ditadura militar, ganham destaque nacional e internacional, homenagear Elizabeth é uma importante iniciativa “para reafirmamos ditadura nunca mais”. Assim como Eunice, que denunciou incessantemente a prisão e desaparecimento do seu companheiro, Rubens Paiva, pela ditadura militar, Elizabeth também teve seu companheiro, João Pedro Teixeira, desaparecido nos porões da ditadura no Brasil.

Ligas Camponesas

Sob a liderança de Elizabeth Teixeira, a participação feminina nas Ligas Camponesas cresceu significativamente, dobrando o número de associados. No entanto, com o golpe civil-militar de 1964, ela passou a ser perseguida e precisou viver na clandestinidade por 17 anos na cidade de São Rafael, Rio Grande do Norte. Para sobreviver, mudou de identidade e se dedicou à alfabetização de crianças, mantendo vivo o espírito de sua luta.

Em 1981, com o auxílio de seus filhos, Elizabeth foi reencontrada pelo cineasta Eduardo Coutinho, que retratou sua trajetória no documentário “Cabra Marcado para Morrer”. A partir daí, retomou sua participação ativa nos debates sobre os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, consolidando-se como um dos maiores símbolos da resistência camponesa no Brasil.

“Reafirmo meus votos de congratulações a essa grande mulher, que dedicou sua vida à luta pela justiça social, pela reforma agrária e pela dignidade da classe trabalhadora rural. Destaco também sua luta contra a ditadura civil-militar no Brasil”, afirma Luizianne.

 

Assessoria de comunicação da deputada Luizianne Lins

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/02/2025