A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, integra a comitiva presidencial na missão internacional à Rússia. Ela é uma das três representantes da Esplanada que acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem. Ainda integram o grupo, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de Relações Exteriores, Mauro Vieira. A presença da ministra evidencia o compromisso do Brasil em fortalecer laços estratégicos com a Rússia na área de ciência e tecnologia.
Na sexta-feira (9), a titular do MCTI participou de uma reunião bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao lado do mandatário brasileiro. Na ocasião, foi acertada a retomada da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, que é um importante espaço de diálogo estratégico entre os dois países. No encontro, também foram discutidos temas centrais como área espacial, ciência e tecnologia, questão energética, entre outros.
Leia mais: Sob Lula, renda das famílias é recorde e desigualdades caem ao menor nível
Antes da reunião, a ministra Luciana Santos e a comitiva brasileira participaram da Cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, na Praça Vermelha, em Moscou, ao lado dos líderes políticos dos dois países.
Ciência e tecnologia
Um memorando de entendimento entre o MCTI e o Ministério de Ciência e Educação Superior da Rússia foi assinado, na quinta-feira (8). visando a promoção de pesquisa conjunta em diversas áreas, como clima, pesquisa polar, biodiversidade, biotecnologia, pesquisa nuclear, ciência e tecnologia espacial, tecnologias quânticas, astrofísica, física de astropartículas, pesquisa científica marinha e geodésia. O documento foi assinado pela ministra Luciana Santos e pelo titular da pasta russa, Valery Falkov.

Na conversa com o ministro russo, Luciana Santos enfatizou a importância da cooperação com a Rússia. “Poderemos intensificar uma nova frente de ação, além das tradicionais atividades conjuntas que temos na área nuclear, por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Companhia Estatal de Energia Nuclear da Rússia (Rosatom), e espacial, por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Roscosmos”, explica a ministra.
Ainda foi assinado um segundo memorando de entendimento com o Instituto Conjunto de Pesquisas Nucleares (JINR), representado pelo diretor Grigory V. Trubnikov, documento com o intuito de fortalecer a cooperação entre Brasil e Rússia na área nuclear. A ministra destacou que essa assinatura ganhou impulso após a visita da delegação do MCTI às instalações do Instituto, em Dubna, no ano passado.

Encontro com estudantes brasileiros na Rússia
Depois da assinatura dos memorandos, a ministra Luciana Santos se encontrou com representantes da comunidade de estudantes brasileiros na Rússia e ouviu sobre uma carta que eles pretendem entregar ao presidente Lula.
Entre as propostas descritas na carta estão a criação de um Grupo de Trabalho Brasil–Rússia para Cooperação em Avaliação e Indexação de Publicações Científicas, e a revisão e aprimoramento dos processos de revalidação de diplomas estrangeiros.
Fórum China-Celac
Da Rússia, a ministra segue viagem com a comitiva do presidente Lula para a China, país que sediará o IV Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Em Pequim, além do encontro, a missão internacional deve assinar atos nas áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura. Esta é a quarta visita oficial de Estado do presidente Lula ao país oriental.