A L’Oréal Produtos Profissionais, com as marcas Kérastase, L’Oréal Professionnel e Redken, firmou uma parceria inédita com o Senac-DF para oferecer formação e capacitação a jovens do Distrito Federal na área da beleza.
O projeto Geração PRO tem como objetivo certificar mais de 300 jovens cabeleireiros ao longo de 18 meses.
Atualmente, um em cada cinco jovens no Brasil não estuda nem trabalha, sendo a maioria composta por mulheres pretas e pardas.
Esse cenário reduz as oportunidades de mobilidade social e gera impactos na economia, com estimativas de perdas de cerca de R$46,3 bilhões no PIB devido à falta de inclusão produtiva.
O projeto Geração PRO surge com a intenção de mudar essa realidade, oferecendo oportunidades concretas de formação e empregabilidade.
Demanda no setor de beleza
Segundo Ana Silva, Diretora Geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil, há uma grande oportunidade no setor de beleza, já que 44% dos salões enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados.
Ao se unir ao Senac-DF, a L’Oréal busca fortalecer o setor, promovendo inovação em serviços e qualificação profissional. A parceria também visa posicionar os salões de beleza como agentes de mudança social.
Início do projeto e estrutura
O termo de cooperação para o início do projeto foi assinado em 12 de agosto durante o L’Oréal PRO Summit, um evento voltado para profissionais da beleza. Participaram da assinatura Ana Silva, José Aparecido Freire, Presidente do Sistema Fecomércio-DF, Vitor Corrêa, Diretor Regional do Senac-DF, e Helena Santos, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil.
O novo Polo de Educação Profissional será instalado no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, em um espaço de 155m², com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, formando 45 jovens por mês. O curso de ‘Cabeleireiro Básico’ será o primeiro a ser oferecido, com início em novembro.
Importância para o Distrito Federal
Vitor Corrêa, Diretor Regional do Senac-DF, destacou a importância do projeto para o setor de beleza no Distrito Federal, que conta com mais de 23 mil empresas e 70 mil trabalhadores, principalmente em salões de beleza, que necessitam de qualificação profissional.
A parceria entre Senac e L’Oréal busca melhorar a qualidade das formações e atender às exigências dos clientes de Brasília. Além disso, o foco na juventude visa capacitar uma parcela importante da sociedade que enfrenta dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.
Apoio e empregabilidade
Para potencializar as taxas de empregabilidade, os cursos contarão com o apoio do Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza, Estética do Distrito Federal (Simbeleza-DF) e da Rede Hélio, que se comprometeram a apadrinhar parte dos alunos, oferecendo oportunidades de trabalho.
O Geração PRO dá continuidade a uma série de iniciativas da L’Oréal Produtos Profissionais em prol do desenvolvimento do setor e da sociedade.
Em 2023, a L’Oréal, em parceria com Catraca Livre e o Coletivo Mulheres Independentes da Providência, lançou o projeto Beleza PRO do Futuro, que incluiu produtivamente mulheres da região da Pequena África, no Rio de Janeiro, distribuindo 20 bolsas de estudo para mulheres em situação de vulnerabilidade social.