O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, descartou a possibilidade de se encontrar com o presidente da Argentina, Javier Milei, que tem prevista uma visita para o final de agosto à Cidade do México.
“Não concordo com a forma de pensar e com o jeito de ser dele”, disse o presidente mexicano em sua habitual coletiva de imprensa matinal, detalhando os motivos para não receber o ultraliberal.
O presidente argentino participará de um fórum organizado pelo capítulo mexicano da Conferência de Ação Política Conservadora, a CPAC, informou no Instagram o ator Eduardo Verástegui.
López Obrador destacou que, de qualquer forma, o governo de Milei não solicitou uma reunião.
O porta-voz presidencial da Argentina, Manuel Adorni, confirmou que Milei viajará ao México em 23 de agosto para um encontro com empresários. “Entendo que no dia seguinte ele participará da CPAC México”, detalhou em uma coletiva de imprensa.
O encontro ocorrerá em um hotel de Polanco, um luxuoso bairro da capital mexicana. Além de Milei, espera-se a presença da senadora colombiana María Fernanda Cabal e do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
López Obrador e Milei manifestaram publicamente suas diferenças desde que o argentino chamou o mexicano de “ignorante”. O presidente do México respondeu dizendo que não compreendia “como os argentinos, sendo tão inteligentes, votaram em alguém que despreza o povo”.