Uma criança brasileira virou vítima de bullying em uma escola na Alemanha após um livro didático, chamado “ABC der Tiere” (“ABC dos Animais”, em português), descrever de forma preconceituosa um menino fictício que vive no Rio de Janeiro. O material cria um estereótipo sobre a infância no país.
O livro didático descreve um menino chamado Marco, que vive na cidade do Rio de Janeiro, e afirma que ele “não vai à escola, busca restos de comida no lixo de manhã e quer ser jogador de futebol”. Após a descrição, o estudante começou a ser vítima de chacota de colegas.
A editora responsável pelo livro é a Mildenberger Verlag. A empresa comentou o caso nas redes sociais, afirmou que o livro será revisado e alegou que não tinha a intenção de “criar uma impressão errada” sobre brasileiros.
“Nosso objetivo é sensibilizar as crianças para a diversidade do mundo e dar a elas uma visão diferenciada das diferentes culturas. Levamos esse feedback muito a sério e gostaríamos de enfatizar que estamos revisando o ABC dos Animais”, afirmou a editora em nota.
Grupos brasileiros que vivem na Alemanha têm criticado a editora e se mobilizaram para denunciar o conteúdo, cobrando posicionamento de autoridades do setor da educação no país.
Nas redes, a editora tem sido criticada por usuários brasileiros. Eles afirmam que a empresa tenta reproduzir um “estereótipo” no livro, avaliam que o material pode alimentar ideias xenófobas entre crianças e tenta passar a ideia de que os alemães são “superiores”.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line