Lindbergh celebra decisão que mantém julgamento de Ramagem no STF

O parlamentar Lindbergh Farias. Foto: Divulgação

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, comemorou nesta quinta-feira (24), em publicação na rede social X (antigo Twitter), a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de desmembrar os crimes atribuídos ao deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) no inquérito sobre o golpismo bolsonarista.

A Corte definiu que os crimes mais graves — como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado — seguirão sob sua jurisdição, não podendo ser trancados pelo Congresso. Veja a publicação:

“Mais uma grande vitória da democracia: O ministro Cristiano Zanin, do STF, acaba de enviar novo ofício ao presidente da Câmara, Hugo Motta, informando que o trancamento da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu por tentativa de golpe de Estado, em análise na Comissão de Constituição e Justiça, só vale para ele, e nos crimes cometidos após a sua diplomação em 16 de dezembro de 2022.

Os crimes atribuídos a ele de dano qualificado, violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado são os únicos passíveis de análise pelo Congresso, segundo o STF. Os demais crimes, a exemplo, de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado, não podem ser trancados pelo Parlamento, já que foram cometidos antes de sua diplomação.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) durante ato golpista no Rio de Janeiro, em 2024. Foto: Mauro Pimentel/AFP

Além disso, desde já cai por terra a tese bolsonarista de que a ação penal trancaria o também o processo do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus cúmplices.

Esse ofício a Hugo Motta responde a uma petição que encaminhei ao STF em 14/4, pois o primeiro ofício encaminhado à Câmara, em 31/03, por Zanin, era genérico e deu margem para a base bolsonarista investir em teses jurídicas mirabolantes, a exemplo, de um trancamento total da ação penal para todos os crimes e todos os réus, inclusive Bolsonaro e seus generais. É sem anistia!”

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Tarifaço é parte do plano de Trump para impor nova ordem mundial imperialista

Próximo Artigo

MPF pede esclarecimentos sobre emenda que teria sido destinada como ‘presente de noivado’

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!