Lindbergh anuncia que entrará com mandado de segurança para cassar mandato de Zambelli

Líder petista afirma que Mesa da Câmara precisa afastar Carla Zambelli do mandato, pois já foi condenada e está presa na Itália

Por 227 a 170, o plenário da Câmara manteve na madrugada desta quinta-feira (11) o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de reclusão por participar de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eram necessários 257 votos para cassar o mandato, conforme determinou o STF. Agora o processo será arquivado.

O líder petista, Lindbergh Farias (RJ), adiantou que hoje a bancada do PT vai entrar com mandado de segurança para cassar o mandato de Carla Zambelli. Ela está presa na Itália depois de fugir do Brasil, em decorrência do trânsito em julgado do processo no STF. A Suprema Corte brasileira aguarda a extradição. “A Mesa Diretora precisa afastar a deputada Zambelli, isso é uma vergonha”, criticou o parlamentar.

Lindbergh Farias (RJ) defendeu a cassação e explicou os motivos: existem duas condenações transitadas em julgado da deputada Carla Zambelli. “Na verdade, a gente não precisava estar tendo esta votação agora, porque a decisão judicial, no caso da deputada Carla Zambelli, é uma decisão expressa, que manda a Mesa Diretora da Câmara afastar a deputada do mandato”.

O parlamentar citou ainda que aqui na Casa houve outro processo. “Não sei porque mandaram para a Comissão de Constituição e Justiça. Não era para terem feito isso. Agora sem os votos necessários, o presidente tem que saber que, ao não fazer o afastamento diretamente pela Mesa e trazer para o Plenário, ele trouxe um problema. Será que ele vai descumprir uma decisão judicial? Não, isso não poderia ter sido colocado para votar. Era uma decisão da Mesa”, criticou.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou o resultado da votação em plenário. “A extrema-direita acaba de manter o mandato de uma deputada que mandou invadir o sistema do CNJ e, ainda, perseguiu um cidadão armada. Zambelli custa caro aos cofres públicos, um mandato sem serventia as custas da população. Proteger quem tem esse tipo de conduta diz muito sobre o projeto da extrema-direita para o Brasil”, escreveu a parlamentar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Erika Kokay (@erikakokay)

 

Para o deputado Rogério Correia (PT-MG), a deputada Carla Zambelli já deveria ter sido cassada e o mandato já não deveria estar com ela, porque já transitou em julgado dois casos em que ela foi condenada. Um, da invasão da Justiça Brasileira junto com o hacker nos computadores e nos arquivos da Justiça Brasileira. “E por isso ela foi condenada. Um crime grave, com o hacker, comprovado com todas as provas, portanto um crime comum que ela cometeu e por isso foi punida”, afirmou.

O segundo crime, explicou Rogério Correia, aconteceu nas ruas, com a deputada com uma arma na mão correndo atrás de um eleitor nas ruas de São Paulo. “Neste ela também foi condenada. Dois crimes graves, por isso a condenação, e ela merece perder o mandato sim”, afirmou.

O deputado Reimont (PT-RJ) lembrou que a deputada Carla Zambelli está presa e afirmou que ela já deveria ter sido tirada do mandato por uma decisão já colocada pelo ministro Alexandre de Moraes. “Pesa sobre ela uma denúncia seríssima de invasão do processo eleitoral, do sistema eleitoral, para exatamente fazer aquilo que os que perderam a eleição em 2022 não desistiram de fazer o tempo todo, de dizer que não aceitava o resultado das urnas”.

Reimont acrescentou que também pesa sobre Zambelli, “e isso não é menor, ela de arma em punho correu atrás de um senhor negro lá em São Paulo, e assim, por pouco não teve uma fatalidade. Então, nós estamos aqui apoiando o relatório favorável a cassação do mandato da Carla Zambelli”, reiterou.

 

Vânia Rodrigues

Artigo Anterior

Loas ao caju, por Walnice Nogueira Galvão

Próximo Artigo

Receita Federal lança programa de conformidade com foco em segurança jurídica

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!