Em uma cerimônia solene realizada neste sábado (26), o presidente Lula se uniu a líderes do mundo inteiro para a despedida e sepultamento do Papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21). O funeral, realizado na Praça São Pedro, no Vaticano, reuniu ao menos 130 delegações estrangeiras, entre elas 50 chefes de Estado e 10 monarcas, segundo informações do Vaticano – um reflexo da enorme influência e do respeito conquistados pelo pontífice ao longo de seu papado.
Após a Missa Exequial, que antecedeu o sepultamento do Papa, Lula destacou o legado de Francisco como líder espiritual e também como voz ativa na defesa da paz, da justiça social e do combate à desigualdade global. “O Papa Francisco não era apenas um Papa, ele era uma emoção, ele era um coração, ele era um líder político. Ele se preocupava não apenas com a espiritualidade das pessoas, mas também com guerras, como as da Ucrânia e de Gaza, com a fome e com as questões que afligem povos de todo o mundo”, afirmou o presidente, emocionado, em conversa com jornalistas.
Leia mais – Lula, sobre Papa Francisco: “Hoje acordamos um pouco órfãos do seu afeto”
Lula disse ter a esperança de que o próximo pontífice tenha o mesmo compromisso social e religioso de Francisco. “Quisera Deus que o próximo Papa fosse igual a ele, com o mesmo coração, os mesmos compromissos religiosos e com o mesmo combate à desigualdade que teve o Papa Francisco. Cumprimos nosso dever, como cristãos, como religiosos e como políticos, de comparecer ao enterro de uma pessoa admirável como ele”, declarou.
Na véspera, sexta-feira (25), Lula compareceu, ao lado da primeira-dama Janja da Silva e de uma comitiva de autoridades brasileiras, ao velório do Papa Francisco na Basílica de São Pedro. Entre os presentes estavam os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e a ex-presidenta e chefe do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, além de parlamentares e assessores.
Nas redes sociais, Lula compartilhou as homenagens realizadas ao pontífice, exaltando sua trajetória de coragem, compaixão e dedicação humanitária. “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu o presidente, ecoando o sentimento de milhões de fiéis e admiradores do Papa Francisco ao redor do mundo.
Na segunda-feira, (21), após a notícia do falecimento do Papa correr o mundo, Lula decretou Luto Oficial de sete dias no país e expressou seus sentimentos. “A humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou o presidente.
Da Redação, com Site do Planalto