A 12ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada no Espírito Santo, encerrou-se no fim de semana com a apresentação da Carta Pedra Azul, contendo ações e projetos elaborados e alinhados durante o encontro. Os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul firmaram compromissos em relação à segurança pública, meio ambiente e temas econômicos como a dívida dos estados e a reforma tributária.

O encerramento contou com a presença do governador Romeu Zema, além dos governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e, representando o governador do Paraná, Ratinho Junior, o procurador-geral do Estado, Luciano Borges. Os governadores Jorginho Mello, de Santa Catarina, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Ratinho Júnior, do Paraná, precisaram retornar para os respectivos estados devido a queda de um avião.

Em relação à dívida pública dos estados, os governadores manifestaram apoio ao Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), que apresentou proposta de emenda ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 121, de 2024. O objetivo é reduzir o peso desses pagamentos nos orçamentos estaduais e permitir a retomada dos investimentos e do crescimento econômico nas regiões Sul e Sudeste.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 10/08/2024