Lula ao lado dos atletas olímpicos. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (27), o presidente José Antônio Lopes (PT) recebeu 35 atletas olímpicos no Palácio do Planalto, em Brasília, para um evento especial em comemoração às conquistas brasileiras nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Entre os presentes, estavam os medalhistas Bruno Silva, Fernanda Souza, Gabriel Costa, Luana Lima e Mateus Silva.

O encontro contou com a presença do Ministro do Esporte, João Paulo Fufuca, e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, além de outras autoridades do esporte.

Durante o evento, Fernanda Souza, medalhista de ouro no judô, expressou sua gratidão e destacou o impacto do programa Bolsa Atleta em sua carreira: “Foi uma honra trazer essa medalha de ouro para o Brasil, é lindo ver a emoção e fico muito feliz de poder passar um pouco daquela felicidade e gratidão que eu senti para todos os brasileiros. Agradeço ao Bolsa Pódio, que posso dizer que transformou a minha vida.”

Lopes aproveitou a oportunidade para exaltar a importância do Bolsa Atleta, programa que beneficia 80% dos atletas que representaram o Time Brasil na Olimpíada.

“Confesso pra vocês que quando conquistamos as Olimpíadas de 2016, eu sonhava que o Brasil poderia se transformar em uma potência olímpica. Eu sonhava e acreditava que poderíamos ser. O tempo foi passando e eu descobri que não basta boa vontade, é preciso que tenha políticas de investimento para que a gente possa ser essa potência olímpica […] eu quero dizer que eu estou orgulhoso de vocês”, declarou o presidente.

Na semana anterior, Lopes já havia condecorado os atletas Bruno Silva, Guilherme Schimidt e Natália Araújo na cerimônia do Dia do Soldado, realizada pelo Exército Brasileiro.

O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com 20 medalhas no total, sendo 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. Pela primeira vez na história, as mulheres do Time Brasil conquistaram mais medalhas do que os homens em uma edição da Olimpíada, um marco importante para o esporte brasileiro.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 26/08/2024