
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que “não existe plano B” dentro do PT para as eleições presidenciais de 2026. Segundo ele, o presidente Lula será o candidato à reeleição.
“É ele o nosso candidato”, disse Guimarães em entrevista à TV ANC, do Ceará. “Lula está com a saúde de ferro”, completou o deputado.
O petista também comentou a disputa eleitoral. “Vamos disputar as eleições: seja com o ex-presidente ou com qualquer outro candidato”, afirmou Guimarães, em referência a Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, mas ainda sonha em viabilizar sua candidatura para o pleito do ano que vem.
Caso Bolsonaro permaneça impedido, nomes como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Júnior (PSD-PR) surgem como alternativas da direita para enfrentar Lula em 2026.

Guimarães ainda projetou que o governo deve terminar 2025 “muito bem avaliado”. Segundo ele, a queda recente na popularidade será revertida nos próximos meses, com a entrega das promessas feitas na campanha. “O governo está fazendo de tudo para entregar tudo aquilo que foi prometido em 2025”, afirmou.
Mesmo com a oscilação nos índices de aprovação, Guimarães destacou que “as pesquisas mostram que Lula ganha de todos”. A declaração se baseia na última pesquisa Datafolha, que mostra o presidente liderando as intenções de voto tanto no primeiro quanto no segundo turno, em todos os cenários simulados.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line