Maria do Rosário, candidata do PT à Prefeitura de Porto Alegre (RS), é a líder do Índice de Popularidade Digital, elaborado pela Quaest. No estudo, que avalia atuação em redes sociais como X (ex-Twitter), Facebook, Instagram e TikTok, a deputada federal (RS) alcançou 78,7 pontos, mais de 14 à frente do 2º colocado.
Esse resultado não vem por acaso. Maria do Rosário tem utilizado as redes como poderosa ferramenta para difundir suas ideias e propostas. Sua popularidade é consequência de uma presença digital robusta, refletida no aumento do número de seguidores, elevado engajamento nas publicações e alto volume de buscas por seu nome.
Grande alcance
É comum que seus posts atinjam milhares de pessoas e recolham centenas de comentários, a grande maioria de apoio, como em recente publicação no Instagram, trazendo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em outra, feita em colaboração com as conterrâneas Tamyres Filgueira, candidata a vice-prefeita em sua chapa, e Manuela D’Ávila, deputada estadual.
Na rede X, o post do anúncio da visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul, com os dois juntos em uma fotografia de Ricardo Stuckert, também teve grande repercussão e centenas de compartilhamento. Assim como tantos outros publicados por ela ao longo dos anos. Uma prova de que sua estratégia de comunicação online está no caminho correto.
Na frente, de longe
Enquanto a popularidade digital de Rosário está em alta e em expansão, os demais candidatos enfrentam dificuldades em captar o mesmo nível de engajamento. O atual prefeito e aliado de Bolsonaro, por exemplo, patina por conta das inúmeras e justas críticas que recebe pelas ações de seu mandato. Ele está apenas no 3º lugar no índice da Quaest.
Olha só quem já está em Porto Alegre, gente!? 🤩
Ele, que não tirou os olhos daqui um segundo sequer quando o nosso povo mais precisou, o presidente @LulaOficial. Amanhã a agenda dele está dedicada à nossa Porto Alegre.
📸 Ricardo Stuckert pic.twitter.com/nrjJJfDcEh
— Maria do Rosário (@mariadorosario) August 16, 2024
A comunicação – e a campanha – de Maria do Rosário se destaca tanto pelo conteúdo como pela forma como ela vem conversando com a população ao longo da sua carreira política, agora amplificada pela forte presença nas redes sociais. Ela certamente usará essa capacidade de ouvir e dialogar em seu futuro mandato como prefeita de Porto Alegre.
Da Redação