O agora presidente americano Donald Trump, e o mandatário da China, Xi Jinping. Imagem: reprodução.

O presidente chinês, Xi Jinping, não comparecerá à cerimônia de posse de Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20), anunciou o Ministério das Relações Exteriores da China nesta sexta-feira (17). Em seu lugar, o vice-presidente Han Zheng representará o país asiático.

A chancelaria chinesa reforçou o desejo de estreitar laços com o novo governo americano, destacando a intenção de fortalecer o diálogo, gerenciar diferenças e expandir a cooperação entre as nações.

“Estamos prontos para trabalhar com o novo governo dos EUA para melhorar o diálogo e a comunicação, administrar adequadamente as diferenças, expandir a cooperação mutuamente benéfica, buscar em conjunto relações China-EUA estáveis, saudáveis ​​e sustentáveis ​​e encontrar a maneira certa para os dois países se darem bem”, afirma o governo chinês em nota divulgada.

Os convites para a posse presidencial de Trump foram feitos informalmente, marcando uma exceção à tradição americana de manter líderes estrangeiros afastados do evento. Além de Xi Jinping, outros chefes de Estado foram convidados, com destaque para aliados do republicano, como Javier Milei, presidente da Argentina, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália. Representantes do Equador e do Paraguai também confirmaram presença.

Não é comum a participação de líderes internacionais na posse no Capitólio. Na cerimônia de Joe Biden, em 2021, apenas ex-presidentes americanos, como Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama, participaram. Na ocasião, Donald Trump, derrotado nas urnas, não compareceu, ao contrário de seu vice, Mike Pence.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/01/2025