Lewandowski fala em ‘casos isolados’ de violência policial e diz ver episódios com ‘grande preocupação’

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se pronunciou nesta quinta-feira 5 sobre os casos de violência policial registrados em São Paulo nesta semana. Segundo o ministro, os atos são ‘motivo de grande preocupação’.

“Os recentes episódios de violência policial, ainda que isolados, são motivo de grande preocupação. Vivemos sob o Estado Democrático de Direito, onde a atuação das forças de segurança deve refletir o compromisso com uma polícia verdadeiramente democrática, que garante a segurança pública sem recorrer à violência desnecessária”, afirmou.

Para o ministro, é fundamental que antes de qualquer ação letal, se priorize o uso progressivo da força. “O diálogo deve ser a primeira ferramenta, seguido da adoção de medidas mais severas, como prisões, apenas quando absolutamente necessário. Segurança e respeito aos direitos humanos são pilares que devem caminhar lado a lado”, disse.

Principal bandeira da sua pasta, Lewandowski voltou a defender a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o Sistema Único de Segurança Pública. “A criminalidade evoluiu. Hoje, ela ultrapassa fronteiras estaduais, tornando-se interestadual e transnacional. É urgente que atualizemos nossa legislação para enfrentar esses desafios de forma eficaz”, afirmou Lewandowski.

As falas do ministro são em meio a episódios recentes envolvendo a Polícia Militar de São Paulo, que arremessou um homem de uma ponte e matou com tiros nas costas um suspeito de roubar produtos de limpeza. A crise colocara em xeque a política de segurança pública do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o apoio do secretário Guilherme Derrite.

Derrite já foi alvo de um pedido de afastamento por instituições de direitos humanos e há um pedido encaminhado à PGR para que ele e Tarcísio sejam investigados.

Artigo Anterior

MIP Engenharia conquista prêmio nacional no setor da construção

Próximo Artigo

Governo autoriza construção de novas casas do MCMV em 10 estados

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!