O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais vai avaliar, por meio de um questionário on-line, a capacidade dos municípios brasileiros de se preparar para enfrentar eventos climáticos extremos.
O levantamento deve ser respondido por um gestor de defesa civil municipal, que deve levar cerca de 15 minutos na tarefa. E, a partir das respostas, a expectativa dos pesquisadores é melhorar os sistemas de alertas e preparação para eventos como chuvas intensas, inundações, secas e ondas de calor.
Victor Marchezini, que está à frente da iniciativa, acredita ainda que os resultados da pesquisa devem subsidiar políticas públicas, a fim de fortalecer a capacidade organizacional e municipal para responder aos fenômenos climáticos extremos, cada vez mais frequentes.
O ano de 2024, por exemplo, foi o mais quente registrado no Brasil desde 1961, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e teve ondas de calor em todos os meses.
O Cemaden faz parte do projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Já o formulário está disponível neste link.
*Com informações da Agência Fapesp.
LEIA TAMBÉM: