Armas apreendidas pela Polícia Federal durante a realização nesta quinta-feira a 28ª fase da Operação Lesa Pátria — Foto: Reprodução

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira a 28ª fase da Operação Lesa Pátria, apreendendo armas e cumprindo mandados judiciais em três estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O foco desta fase da operação é identificar empresários suspeitos de financiar os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que resultaram em invasões ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, além de danos materiais significativos.

Fuzil apreendido pela PF na 28ª fase da Operação Lesa Pátria — Foto: Reprodução
Pistola e carregadores apreendidos pela PF na 28ª fase da Operação Lesa Pátria — Foto: Reprodução
Mandados

Os mandados incluem 15 de busca e apreensão e 12 de busca pessoal, todos expedidos pelo Supremo. Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, visando recuperar possíveis danos ao patrimônio público que podem chegar a R$ 40 milhões.

Lesa Pátria

A Operação Lesa Pátria, coordenada pela Polícia Federal, é uma investigação destinada a identificar e punir indivíduos envolvidos nos atos antidemocráticos e criminosos que visavam a desestabilização do Estado Democrático de Direito no Brasil. Lançada em resposta aos eventos de 8 de janeiro de 2023, quando grupos invadiram o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, a operação visa combater crimes como associação criminosa, incitação ao crime, e destruição do patrimônio público.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024