O presidente Lula assinou na quarta-feira (22), o contrato de concessão para a duplicação da BR-381, que atravessa o Vale do Aço até o Vale do Rio Doce, no interior de Minas Gerais, e conecta os estados de São Paulo (SP) e Espírito Santo (ES). O contrato assinado por Lula prevê investimentos na ordem de R$ 10 bilhões em infraestrutura para cerca de 300 km, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), natural de Governador Valadares e que atua politicamente em toda essa região, exaltou a relevância dessa obra durante entrevista concedida nesta quinta-feira (23) ao programa Jornal PT Brasil, exibido pela TvPT.

“Quero manifestar a minha alegria, a minha satisfação em participar desse momento importante para o Brasil, para Minas Gerais e, sobretudo, para nossa região, quando o presidente Lula assinou as ordens de serviço de duplicação da BR 381, de Belo Horizonte até Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. É preciso ter noção da importância dessa estrada, que nasce lá no Espírito Santo, em São Mateus, passando pelo Vale do Aço, nas cidade de Ipatinga, Coronel Fabriciano, João Monlevade, Belo Horizonte. Portanto, é uma BR que liga Espírito Santo, chegando a Belo Horizonte, e que depois segue até São Paulo, e que já é a Rodovia Fernão Dias, já duplicada. Essa estrada é considerada a “estrada da morte” devido ao grande número de acidentes fatais, e esse projeto, como diz o presidente Lula, vai transforma-la em rodovia da vida”, destacou Leonardo.

Assista a íntegra do programa Jornal PT Brasil exibido nesta quinta-feira (23) pela TvPT

Leia mais: Lula assina concessão da BR-381, que atravessa Minas: “Estrada da vida”

Esforço concentrado do governo Lula

O parlamentar petista, que é o autor do pedido de instalação da Frente Parlamentar pela Conclusão das Obras de Duplicação da BR 381, na Câmara Federal, elogiou o esforço concentrado do governo federal, que contou com o grande apoio do ministro dos Transportes, Renan Filh e do Tribunal de Contas da União (TCU), sob  a liderança do presidente Lula, para que o projeto saísse finalmente do papel. Ele também enalteceu a luta de várias lideranças da sua região.

“Essa é uma luta de várias lideranças do Vale do Aço, Vale do Rio Doce, de Minas Gerais, e eu como autor da Frente Parlamentar, que lutamos muito pela duplicação da BR 381, parabenizo todos e todas que lutaram, que ajudaram a elaborar o projeto. O ministro Renan foi fundamental porque ele negociou, inclusive, com o TCU, as condições adequadas para que a gente pudesse, então, ter uma nova licitação e garantir os interesses também das empresas que pudessem entrar no processo de licitação, como foi o caso”, afirmou.

E completa sobre a importância da obra na melhoria das condições de vida da população: “O início das obras da duplicação da BR-381, sem dúvida nenhuma resolve um grande problema para nós aqui do Vale do Rio Doce e de toda a região, para poder melhorar as condições de ir e vir até Belo Horizonte e, sobretudo melhorar o acesso ao São Paulo, enfim, a ligação da nossa região com o Brasil inteiro”, comemorou.

O deputado Leonardo Monteiro, que concedeu a entrevista enquanto se locomovia de carro na própria BR 381, no trecho de Ipatinga a Governador Valadares, enfatiza que a obra é fundamental para fortalecimento da economia da região que, além da produção de aço, também é produtora de agricultura, inclusive agricultura familiar, o que irá beneficiar e muito o escoamento da produção.

Quando estiver pronta, pelo projeto aprovado, a duplicação da BR 381 vai funcionar com pedágio gratuito no primeiro ano, além de oferecer desconto para usuários frequentes e também construção de passarelas pelas concessionárias, entre outros benefícios.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/01/2025