A deputada federal Lenir de Assis (PT-PR) se posicionou no último final de semana sobre a denúncia feita pelo influenciador Felca, que publicou um vídeo em que denuncia a exploração e a sexualização de crianças e adolescentes nas redes sociais pelo grupo “Turma do Hytalo”. Com experiência na defesa dos direitos das crianças, a deputada destacou o papel do poder público no combate a esses abusos.

“O vídeo do Felca escancara como big techs lucram com a exploração infantil, ao transformar violência em entretenimento. O que os criminosos que ele denunciou fazem não é descuido, é modelo de negócio. Por isso, exigimos a regulamentação urgente das redes, punição exemplar aos envolvidos e garantia de proteção integral às crianças. Nenhum menor é mercadoria, muito menos pretexto para criação de conteúdo adulto. Meu mandato na Câmara dos Deputados está à disposição para somar nessa luta!”, disse.

“Adultização”

Felca publicou um vídeo intitulado “adultização”, mostrando crianças e adolescentes em festas com álcool, danças sensuais e outras situações de risco no grupo liderado por Hytalo Santos, influenciador da Paraíba. Após a repercussão, o Ministério Público local abriu investigação e as contas de Hytalo e de algumas crianças e adolescentes foram bloqueadas no Instagram.

Limites da exposição infantil

O caso levantou questões sobre os limites da exposição infantil na internet e a responsabilidade das plataformas em proteger usuários vulneráveis. O debate está mobilizando ativistas, legisladores e o público geral em busca de soluções para combater a exploração infantil nas redes sociais.

Assessoria de Comunicação deputada Lenir de Assis

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/08/2025