O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionará na próxima segunda-feira (13) a lei que proíbe o uso de celulares e dispositivos eletrônicos móveis em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A nova legislação abrange todos os espaços escolares e inclui o período das aulas, dos intervalos, assim como das atividades extracurriculares.

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS), autor do projeto, afirmou: “será um marco para a educação brasileira na era digital. A tecnologia é imprescindível para o aprendizado, mas requer um conjunto de regras para que não seja um instrumento dispersivo“.

A lei permite o uso dos aparelhos para fins pedagógicos, de acessibilidade ou por motivos médicos e ainda não há uma definição específica sobre onde os itens deverão ser guardados.

O primeiro aspecto importante é o próprio autor do projeto, um homem da direita, do partido que derrubou a presidenta Dilma Rousseff. Uma pessoa como essa é inimiga declarada da educação, ou seja, a proibição dos celulares não tem relação nenhuma com defesa dos estudantes.

Essa é apenas mais uma lei repressiva para impedir que a juventude tenha acesso à informação. Ela faz parte de uma ofensiva do imperialismo contra a liberdade de expressão. Querem regular todas as redes sociais, e agora tentam impedir os jovens de ter acesso a celulares.

Essa é uma política internacional. Na Austrália o governo quer proibir todos os jovens de utilizar a Internet. Já nos EUA o TikTok a rede social da juventude foi duramente atacada por ser onde se divulgavam mais conteúdos de defesa da Palestina.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/01/2025