Legislativo aprovou projeto que estabelece responsabilidade civil para motorista embriagado que provoca colisão

A Câmara dos Deputados aprovou recentemente um projeto de lei que prevê o pagamento de uma indenização à vítima de acidente de trânsito se o responsável estiver sob a influência de álcool ou de drogas. A matéria segue agora para o Senado.

A proposta altera o Código Civil para que o causador do acidente também pague integralmente pelos danos materiais, morais e estéticos provocados à vítima.

De autoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o texto foi aprovado com a versão do relator, Julio Lopes (PP-RJ), que incluiu a mesma penalidade para o causador de acidente de navegação (envolvendo lanchas ou jet ski, por exemplo).

A indenização será arbitrada pelo juiz quando a vítima, em razão do acidente, tiver lesão que provoque redução permanente, total ou parcial, da capacidade laborativa. Em caso de morte da vítima, a indenização será destinada à família quando se demonstrar que a pessoa falecida era responsável pelo sustento familiar.

Julio Lopes afirmou que a medida promove justiça, ao exigir que o responsável repare integralmente os prejuízos causados. “A irresponsabilidade de dirigir sob tais condições não pode recair apenas sobre as vítimas e seus familiares, sendo essencial que o causador assuma a reparação integral dos danos.”

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Artigo Anterior

Desmentido: Hospital Sírio-Libanês nega confirmação da morte de Lula

Próximo Artigo

Ministro da Saúde impede que Cremesp solicite histórico médico de pacientes que realizaram interrupção voluntária de gravidez

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!