Legislativo aprovou Orçamento Anual com objetivo de equilíbrio fiscal e regras para suspender recursos destinados a projetos

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira 18 a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, proposta que fixa regras para a elaboração e a execução do Orçamento.

O texto não obriga o governo Lula (PT) a mirar o centro da meta fiscal, que seria o déficit zero — ou seja, equilíbrio entre receitas e despesas. A votação do Orçamento só deve ocorrer no fim da semana.

O Executivo trabalha com uma margem de tolerância, prevista no arcabouço fiscal, de 0,25% do Produto Interno Bruto. Para 2025, isso significa um déficit de até 30,9 bilhões de reais.

Na terça-feira 17, após ouvir os partidos, o relator, senador Confúcio Moura (MDB-RO), alterou seu parecer e deixou de sugerir que o governo mire o centro da meta até a avaliação bimestral de receitas e despesas feita em novembro. A cada bimestre, o Executivo analisa se o objetivo fiscal está sob risco e pode promover contingenciamentos.

A LDO lista 71 despesas que não são passíveis de contingenciamento, como o Fundo de Manutenção da Educação Básica, o Fundeb, e o Fundo Partidário. Durante a tramitação, houve o acréscimo de outros tipos de despesas na relação, como a defesa agropecuária, a prevenção e a mitigação de desastres naturais, e as universidades federais.

Conforme o projeto, as emendas individuais de transferência especial, conhecidas como emendas Pix, só poderão ser executadas mediante a apresentação prévia de um plano de trabalho, com objeto e valor do repasse. Do contrário, o pagamento poderá ser suspenso. Trata-se de uma novidade decorrente de decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal.

Artigo Anterior

"O Governo transformou um caso crítico em um sucesso inesperado", afirma especialista em ciência política

Próximo Artigo

Lula celebra reunião informal com membros do seu gabinete

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!