Habemus papam! Leão XIV, originalmente o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, é o novo chefe da Igreja Católica, e vai suceder o papa Francisco – originalmente, o argentino Jorge Mário Bergoglio, que morreu em 21 de abril.

Ele foi eleito e apresentado nesta quinta-feira 8, segundo dia do conclave. A famosa fumaça branca que anuncia que os cardeais chegaram a uma decisão foi vista por volta das 18h locais em Roma (13h em Brasília).

A decisão aconteceu, assim como nas duas eleições anteriores, no segundo dia de conclave. Bento XVI e Francisco também foram escolhidos na segunda jornada de votações.

Milhares de fiéis e curiosos lotavam a Praça de São Pedro, no Vaticano, e celebraram o sinal da escolha do novo pontífice. A ansiedade era grande desde a véspera, quando os cardeais se reuniram a portas fechadas para a escolha.

Na quarta-feira 7 e na manhã de quinta, a chaminé expeliu fumaça preta, indicando que, nas votações realizadas até ali, não havia um eleito.

Segundo as regras vigentes, para ser definido o novo papa, é preciso que ele tenha os votos de dois terços dos cardeais eleitores (aqueles que têm menos de 80 anos). Como são 133 eleitores, o eleito precisou receber o mínimo de 89 votos.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025