O presidente russo, Vladimir Putin, irá a Pequim em setembro para as comemorações do 80º aniversário da vitória sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial, e poderá se encontrar com seu colega americano, Donald Trump, caso o líder americano decida viajar para a China na mesma ocasião, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
“Estamos nos preparando para uma viagem a Pequim”, disse o porta-voz. “De fato, está na agenda do chefe de Estado. Mas não ouvimos falar que o presidente Trump também irá a Pequim.”
“Se acontecer de ele também estar lá, não se pode descartar que surgirá uma questão sobre se será razoável realizar uma reunião”, continuou Peskov.
O Times noticiou que os líderes dos três países vencedores – Rússia, China e EUA – poderiam se reunir nas celebrações na China. Peskov havia dito anteriormente à TASS que o Kremlin não tinha informações sobre a possibilidade de tal encontro.
A China celebrará amplamente o aniversário da vitória, e Putin foi convidado a participar. Não está claro se Trump visitará Pequim na mesma ocasião, mas o Times afirmou que isso é improvável.
Fonte: TASS