
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou que as Forças Armadas do país estejam prontas “para uma guerra real”, segundo informou a mídia estatal nesta quinta-feira (25). A declaração foi feita durante uma competição de disparos com unidades de artilharia, em meio ao crescente apoio militar norte-coreano à Rússia na guerra contra a Ucrânia.
Imagens divulgadas pela emissora estatal Korean Central Television mostram Kim observando os disparos com binóculos, ao lado de oficiais militares, em um local não revelado.
“Os soldados devem estar prontos para uma guerra real a qualquer momento e capazes de destruir o inimigo em todas as batalhas”, afirmou o líder, segundo nota da KCNA em inglês.
🇰🇵🪖🎖 Kim Jong-un supervisiona teste de fogo de artilharia do Exército norte-coreano
Segundo as informações, os exercícios ocorreram em uma zona costeira em condições próximas das de combate.
A tarefa principal foi a de avaliar as capacidades dos artilheiros de marchar durante… pic.twitter.com/awjHNPKrE7
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 24, 2025
A Coreia do Norte tem reforçado sua aliança com Moscou. Segundo serviços de inteligência sul-coreanos e ocidentais, Pyongyang enviou mais de 10 mil soldados para a região russa de Kursk no ano passado, além de munições e mísseis. Estima-se que cerca de 600 soldados norte-coreanos já tenham morrido e milhares tenham ficado feridos em combate.
Kim reafirmou apoio total à Rússia em conversas com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov. Em 2024, durante uma rara visita de Vladimir Putin a Pyongyang, os dois países assinaram um acordo militar que inclui uma cláusula de defesa mútua.