A democrata Kamala Harris surge à frente do republicano Donald Trump nas intenções de voto para a presidência dos Estados Unidos, segundo análise feita a partir de um agregador de pesquisas. A atual vice-presidenta aparece com 50,5% da preferência, 1,4 ponto percentual à frente de seu adversário, que tem 48,8%. 

A estimativa é resultado de modelo estatístico desenvolvido por Nate Silver, especialista americano em previsões políticas, a partir de informações de pesquisas já realizadas e considerando elementos como confiabilidade das sondagens e variáveis como eleitores registrados e prováveis. 

De acordo com Silver, “embora a corrida ainda seja incerta, Harris está na frente de Trump na nossa média nacional de pesquisas”, avaliou o analista”. 

Harris melhorou sua performance em oito estados decisivos — Pennsylvania, Wisconsin, Michigan, Georgia, Arizona, Virginia, New Hampshire e Minnesota — e está na frente em seis deles, enquanto Trump tem vantagem apenas na Georgia e no Arizona. 

Leia também:

O peso que um candidato tem nos principais estados é relevante porque a eleição presidencial nos EUA é feita de maneira indireta — o partido que vencer em cada estado elege um número fixo de delegados, que representarão os eleitores na hora de votar para presidente.

Na última sexta-feira (2), Kamala Harris conseguiu o número necessário de delegados para oficializar sua candidatura após o atual presidente Joe Biden anunciar a renúncia à disputa pela reeleição, no final de julho. Ela é a primeira mulher negra a ser escolhida candidata à presidência dos EUA. 

Com agências

(PL)

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 05/08/2024