A vice-presidente Kamala Harris ultrapassou o ex-presidente Donald Trump em três estados-chave para a eleição nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa eleitoral elaborada pelo The New York Times e Siena College.
O desempenho da candidata do Partido Democrata denota uma “reversão dramática” após a desistência do presidente Joe Biden em disputar a reeleição, segundo o jornal The New York Times.
Embora a reformulação da disputa presidencial esteja em suas primeiras semanas, a publicação destaca que os democratas estão em uma posição “notavelmente mais forte” nesses três estados que há muito são essenciais para as vitórias (ou derrotas) do partido.
Uma boa parte do recente impulso dos democratas foi gerado pela melhora das percepções dos eleitores sobre Kamala Harris: o levantamento destaca que a classificação de favorabilidade da vice-presidente aumentou 10 pontos percentuais entre os eleitores registrados na Pensilvânia apenas no último mês.
Embora os eleitores vejam Harris como mais inteligente e temperamentalmente mais apta a governar do que Trump, o republicano continua sendo o favorito no que se refere à maneira de lidar com a economia e com a imigração, dois pontos que seguem sendo decisivos na disputa.
As pesquisas foram conduzidas entre os dias 5 a 9 de agosto, e foram feitas após quase um ano de levantamentos que mostraram empate ou uma ligeira vantagem de Trump em relação a Biden.