O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira 6 que renunciará à liderança do Partido Liberal e ao cargo de premiê, em meio a uma crise na legenda.

Ele indicou que permanecerá no posto até a sigla escolher um novo líder.

“Estou renunciando ao cargo de líder do partido e de primeiro-ministro”, disse Trudeau a repórteres em Ottawa, após semanas de pressão.

Em 20 de dezembro, Trudeau divulgou alterações em um terço de seu gabinete, em plena crise política após a surpreendente renúncia de sua ministra das Finanças, Chrystia Freeland, e um aumento das tensões com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Colaboradora de Trudeau durante uma década, Freeland tinha diferenças com o premiê sobre a estratégia para responder às ameaças de Trump de elevar as tarifas alfandegárias sobre produtos canadenses.

Justin Trudeu enfrenta sua maior crise política desde que chegou ao poder, há nove anos, com uma minoria no Parlamento e um descontentamento crescente em sua própria bancada.

Além disso, Jagmeet Singh, líder do Novo Partido Democrático e ex-aliado de esquerda de Trudeau, anunciou em 20 de dezembro que deixaria de apoiar a atual gestão. “O tempo deste governo acabou. Apresentaremos uma moção de censura clara na próxima sessão na Câmara dos Comuns.”

(Matéria em atualização. Com informações da AFP)

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/01/2025