Justiça venezuelana recebe documentos oficiais da autoridade eleitoral

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, apresentou ao Tribunal Supremo as atas das eleições presidenciais. O presidente Nicolás Maduro, que solicitou ao tribunal para “verificar” o processo após denúncias de fraude da oposição.

“Entregamos tudo o que foi solicitado pelo máximo Tribunal da República”, disse Amoroso durante a audiência, sem fornecer mais informações. O CNE e o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) são acusados pela oposição de servir ao chavismo no poder.

A divulgação das atas tem sido reiteradamente solicitada pela comunidade internacional e pela oposição, que afirma ter vencido o pleito do dia 28 de julho e alega uma suposta fraude.

Segundo os dados oficiais do CNE, Maduro foi o vencedor da eleição com 51,95% dos votos, contra 43% para Edmundo González. O oposicionista chegou, inclusive, a se declarar como presidente eleito da Venezuela.

Estados Unidos, União Europeia e vários países da América Latina ainda não reconheceram a reeleição de Maduro e exigem a divulgação das atas de votação. O Brasil, em tom mais suave, também defende a transparência do processo.

(Com informações da Agência France-Presse).

Artigo Anterior

Estado de calamidade é declarado em Artur Nogueira, cidade afetada pela grave escassez de água

Próximo Artigo

Justiça Federal suspende ordem de despejo de comunidade Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!