Justiça solta piloto e copiloto que transportaram quase meia tonelada de cocaína

A Justiça Federal de Araçatuba (SP) tirou da prisão um piloto e um copiloto de avião detidos em dezembro passado com quase meia tonelada de pasta base de cocaína. A decisão ocorreu na última quarta-feira 4.

Wesley Evangelista Lopes e Alexandre Roberto Borges foram presos durante uma parada para reabastecimento no aeroporto de Penápolis, no interior paulista. A aeronave transportava 435,86 quilos da substância ilícita em um voo que partiu de Aquidauana (MS) com destino a Rio Claro (SP).

O juiz Luciano Silva, responsável pelo caso, apontou falta de transparência sobre como as autoridades obtiveram as informações que motivaram a operação de dezembro.

Segundo o magistrado, “não há dúvida do caráter criminoso das atividades” da dupla, mas a integridade da investigação é questionável.

“Um relatório vago, dúbio, confeccionado, que a posteriori justifica uma investigação sem encadeamento formal, sem qualquer embasamento em documentos presentes nos autos, e que não permite qualquer sindicabilidade ou defesa, não pode ser tomado como uma verdade absoluta, especialmente de um elemento essencial para a condenação“, afirmou o juiz.

A operação envolveu um aparato considerável de forças de segurança. Participaram da ação o helicóptero Águia 02 da Polícia Militar e equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. 

Na abordagem, Wesley admitiu às autoridades que receberia 100 mil reais pelo transporte da carga ilegal. Alexandre, o copiloto, declarou que só conheceria sua remuneração ao término do percurso.

Artigo Anterior

Liminar suspende loteria do Tocantins que ofertava jogo do tigrinho

Próximo Artigo

Como Zambelli usou dados de juíza para invadir sistema do CNJ

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!