Justiça impõe pena de 8 anos de reclusão a influenciadora por discriminação racial contra a filha do ator Bruno Gagliasso

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou a socialite e influencer Day McCarthy, a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de injúria racial e racismo.

O caso envolve o episódio de racismo cometido contra Titi, uma das filhas do ator Bruno Gagliasso e da atriz Giovanna Ewbank, em 2017.

Na ocasião, Day McCarthy fez comentários racistas em uma postagem feita pelo casal e chamou a menina de “macaca horrível” e disse que ela tinha “cabelo de vassoura e nariz de macaco”.

Após os ataques, Bruno Gagliasso registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Rio de Janeiro. A acusada foi denunciada pelo Ministério Público à Justiça.

Na sentença proferida na quarta-feira 21, o juiz Ian Legay, da Primeira Vara Federal do Rio de Janeiro, afirmou que a acusada fez ofensas gratuitas contra uma criança de 4 anos com objetivo de fazer alusão à raça e à cor da vítima.

O juiz também avaliou que o discurso foi criminoso e violador da dignidade das pessoas. “Por isso, não há como relativizar, como pretende a defesa, o caráter doloso e nitidamente ofensivo do discurso proferido por Day McCarthy.”

Em nota, o casal Gagliasso comemorou a decisão e disse que continua confiante no Judiciário para garantir a punição do racismo no Brasil.

“Essa é a primeira vez que, em resposta ao racismo, o Brasil condena uma pessoa à prisão em regime fechado. Sim, estamos em 2024 e essa ainda é a primeira vez. Apesar de tardio, é histórico”, afirmou o casal.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também comemorou a condenação. “Seguiremos atentas e vigilantes, trabalhando para que o respeito e a igualdade sejam premissas de cidadania e de um país desenvolvido”, disse.

A condenação não é definitiva e ainda cabe recurso.

(Com informações da Agência Brasil).

Artigo Anterior

Bolsonaro declina intervenção em disputa com Marçal

Próximo Artigo

Supremo Tribunal Federal remove magistrado suspeito de envolvimento em esquema de corrupção no Tocantins

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!