Justiça Eleitoral mantém registro da candidatura de Pablo Marçal em disputa eleitoral

O juiz eleitoral Antonio Maria Patiño Zorz negou um pedido para suspender de forma liminar o registro de candidatura de Pablo Marçal, que disputa a prefeitura de São Paulo pelo PRTB. A medida havia sido solicitada pelo secretário-geral do partido, Marcos Andrade, em meio ao racha interno sobre a participação do ex-coach na eleição.

Barrar a candidatura de Marçal, diz a decisão assinada nesta quarta-feira, seria violar o princípio do devido processo legal e traria “perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão, nulidade das eleições para prefeito e realização de novas eleições”.

O secretário-geral do PRTB argumenta que Marçal não é um candidato legítimo e que houve irregularidade na convenção partidária. Na avaliação de Andrade, ocorreu uma violação ao regime interno, uma vez que a convenção que lançou o influenciador teria ocorrido sem autorização expressa do diretório nacional, uma exigência para capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes.

A crise no PRTB se intensificou após uma série de conflitos internos. Andrade e outros membros da cúpula partidária, como Rachel de Carvalho e Moacir Manoel, solicitaram o afastamento de Leonardo Avalanche da presidência.

Em uma ação em andamento no Tribunal Superior Eleitoral, Rachel, ex-vice-presidente do PRTB, sustenta que renunciou ao cargo devido a ameaças e intimidações de Avalanche. Ela agora busca seu retorno ao posto e a saída do desafeto.

A ala dissidente acusa Avalanche de outras irregularidades, como a dissolução do diretório municipal de São Paulo e a filiação de membros do PRTB a outra legenda.

Artigo Anterior

Líder digital de Lula em Porto Alegre: Maria do Rosário é a mais popular

Próximo Artigo

Ministério Público interpõe recurso contra decisão do Tribunal de Contas da União sobre relojoio recebido por Luiz Inácio Lula da Silva em 2005

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!