Justiça dos EUA emite nova citação contra Moraes por ação de empresa de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, está sendo processado nos EUA pela Trump Media. Fotomontagem

O Tribunal do Distrito Médio da Flórida, nos Estados Unidos, expediu uma nova citação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da Trump Media & Technology Group — ligada ao ex-presidente Donald Trump — e da plataforma Rumble. As empresas acusam o magistrado de censurar conteúdos publicados por influenciadores de direita no Brasil.

A primeira tentativa de citação, feita em março, não teve sucesso. Agora, com um aditamento protocolado no início de junho, as empresas reforçaram a ação solicitando indenização por prejuízos financeiros, reputacionais e comerciais. Elas afirmam que Moraes violou a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão, ao determinar a remoção de contas nas redes sociais.

Rede social Rumble sofreu derrota em ação contra Alexandre de Moraes na Justiça dos EUA (crédito: reprodução)7

Segundo a legislação americana, Moraes terá 21 dias para responder formalmente ou contestar o processo. Caso não se manifeste, a Justiça pode considerá-lo em revelia, permitindo que o caso avance com base apenas nas alegações das empresas americanas.

As companhias também citaram o inquérito contra Eduardo Bolsonaro como exemplo de “abuso de autoridade”. Elas pedem que as decisões de Moraes sejam declaradas inexequíveis nos EUA e que o ministro seja responsabilizado pessoalmente por violar direitos garantidos pela Constituição americana.

Artigo Anterior

Escritor Cícero Sandroni, integrante da ABL, morre aos 90 anos

Próximo Artigo

STJ marca julgamento de recurso de Robinho para tentar diminuir pena

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!