Justiça confirma sentença e manteve condenação ao jornalista alvo de perseguição política por parte do deputado Zambelli.

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou o recurso e confirmou a condenação por difamação do jornalista Luan Araújo contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Araújo foi perseguido por Zambelli, armada, na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022.

Luan já tinha sido condenado em 1ª instância a oito meses de detenção em regime aberto, com pena substituída por prestação de serviço à comunidade. Em junho deste ano ele recorreu da sentença.

O juiz Fabrício Reali Zia, nesta terça-feira 2, não reconheceu a apelação e determinou que Araújo compareça em até 30 dias no cartório de execuções para retirar o ofício de encaminhamento à Central de Penas e Medidas Alternativas de São Paulo.

Zia considerou Araújo culpado por crime contra a honra devido a um texto publicado no site Diário do Centro do Mundo sobre o caso.

“Zambelli, que diz estar com problemas, na verdade, está na crista da onda. Continua no partido pelo qual foi eleita, segue com uma seita de doentes de extrema-direita que a segue incondicionalmente e segue cometendo atrocidades atrás de atrocidades”, publicou Luan Araújo logo após o episódio.

Para o magistrado, “a liberdade de expressão, como é cediço, não pode ser entendida como possibilidade de se proferir discurso de ódio, que se configura como violência comunicacional, violência que atinge atributo do próprio ser humano que é sua honra e sua dignidade”.

Carla Zambelli é ré na ação sobre a perseguição armada que tramita no Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral da República pediu a condenação da deputada em 100 mil reais por danos morais coletivos, além do cancelamento definitivo do porte de arma.

Artigo Anterior

Como a ascensão da direita radical pode impactar a comunidade brasileira na França

Próximo Artigo

Supremo Tribunal Federal nega pedido de Olinda para cobrar imposto sobre terras doadas há mais de 480 anos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!